Para o AngoSat-2 e seus benefícios ou vantagens começarem a ser usufruídos e sentidos pelo povo angolano, é necessário, primeiramente, que a posição e a estabilidade do satélite angolano no espaço orbital sejam concretizadas.

Quando o AngoSat-2 e sua localização geoestacionária calculada pela agência espacial russa estarem finalmente alinhados e ser dada por terminada oficialmente a missão de colocação do satélite angolano AngoSat-2 no espaço, a partir da superfície terrestre, poderemos vê-lo em repouso ou mesmo em movimento na zona Leste do céu.

Após a conclusão da missão que se iniciou com o seu lançamento em direto a partir de Baikonur (Cazaquistão) neste ano de 2022 aos 12 de Outubro (data de lançamento), o satélite estará em repouso na órbita geoestacionária numa certa posição calculada e irá suprir não apenas necessidades tecnológicas sociais e económicas nacionais na forma de serviços, mas também necessidades militares e de outros países africanos.

Dentre os vários benefícios que o AngoSat-2 tratará à nação angolana contribuindo para o rápido desenvolvimento social e econômico, destacam-se os seguintes.

1. Redução dos custos dos serviços de informação e comunicação

Com o começo da atividade do AngoSat-2, obrigatoriamente, as operadoras de telefonia móvel do país, tais como: Unitel, Movicel, Africell, entre outras, terão de reduzir em muito os preços das recargas telefónicas e dos planos de Internet.

Porque já se dará por terminada a dependência de satélites estrangeiros, pelos quais justificam os preços altos pela exigência de lhes ser exigido o pagamento em Dólar norte-americano.

Assim como as empresas de telefonia móvel terão de reduzir os preços devido o lançamento e atividade do satélite do país, as empresas de televisão por assinatura, que prestam serviços de informação e entretenimento, tais como: DStv, ZAP TV, TV Cabo, e outras, terão de reduzir os preços de seus pacotes mensais em Angola, resultando no alívio do alto custo desses serviços para a população.

As rádios públicas e privadas e jornais (portais de notícias), tais como: Rádio RNA, Rádio Luanda, Rádio Despertar, Rádio Ecclesia, Rádio Mais, ANGOP, Jornal de Angola, Club K, Jornal Expansão, Novo Jornal, AngoNotícias, Jornal Folha 8, Jornal O País, Correio da Kianda, entre outros, também terão de reduzir os custos de seus serviços de publicidade.

Porque todas essas empresas públicas e privadas, direta ou indiretamente, estarão adquirindo os serviços de sinais de televisão e de comunicação no satélite e território angolano pagando em Kwanza e distribuindo à população a custos médios e baixos nas suas modalidades comerciais.

2. Expansão e melhoria da comunicação

Com a entrada do AngoSat-2 na vanguarda da tecnologia e comunicação angolana, extensivamente se acabará com a certa dependência e associação de antenas por parte das empresas de telefonia supracitadas para a melhoria dos serviços de comunicação, e haverá a expansão desses mesmos serviços públicos e privados para todas as zonas do país.

Eles abrangerão inclusive as zonas mais remotas da nação, onde para se ouvir a rádio é necessário estar em cima de uma montanha a fim de receber o sinal.

3. Desenvolvimento científico e tecnológico

Por conta do satélite AngoSat-2, haverá no sector académico e tecnológico do país a facilidade de desenvolvimento científico e tecnológico para os estudantes e pesquisadores angolanos, contribuindo dessa maneira para o avanço do país.

4. Melhoria dos serviços académicos e sociais

Os outros benefícios que se conhecerão em Angola são a melhoria dos serviços serviços sociais públicos e privados, principalmente nos sectores da educação e da saúde.

Porque, com a melhoria e expansão dos serviços de informação e comunicação por meio do AngoSat-2, haverá melhor assistência médica em todas as zonas e maior intervenção cirúrgica devido o apoio tecnológico, assim como estará também se consolidando no espaço nacional o serviço particular e público de ensino à distância, abrangendo a reuniões, cursos profissionais e trabalhos em Home Office.

Além disso, por meio dos serviços de segurança pública, meteorologia e de migração também as populações sentirão os benefícios do AngoSat-2, porque estarão mais céleres e eficientes.

Se com a entrada do novo satélite angolano AngoSat-2 forem instituídas as autarquias locais e se apostar na qualidade do Sistema de Ensino nacional, todos os seus benefícios contribuição irreversivelmente para para a elevação do índice de desenvolvimento humano (IDH) do povo angolano e o rápido alcance do desenvolvimento sustentável.

Mas se, ao contrário, o satélite AngoSat-2 for utilizado simplesmente para fins comerciais e tiver uma gestão política e corrupta por parte do Governo angolano através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICCS) através do seu ministro, certamente as vantagens do AngoSat-2 abordadas se transformarão em malefícios, os quais contribuirão lamentavelmente para o aumento da pobreza, depravação e miséria das famílias angolanas.

O que tem a dizer sobre o AngoSat-2, que benefícios além dos já citados acha que trarão à nação angolana? Deixe sua opinião nos comentários!


Lwanda Marketing

Agência de SEO e Marketing Digital. Serviços: Criação e Manutenção de Sites | Marketing de Conteúdo | Abertura de contas em carteiras digitais em Angola. Contacte-nos!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.